sábado, 11 de outubro de 2014

Blog como estratégia pedagógica

http://www.bocc.ubi.pt/pag/albuquerque-moita-artigo-sobre-termodinamca.pdf

Essa experiência de utilização de um blog para o ensino de Física é realmente muito interessante. Podemos perceber a importância educativa do uso das TICs pois, nesse relato, o Blog é uma estratégia pedagógica eficaz.

Segundo o artigo, a avaliação positiva da experiência decorreu do envolvimento dos alunos nas postagens, do nível das resposta e da participação daqueles que dificilmente se manifestam na sala de aula, além do fato de a construção do blog ter sido o resultado de uma atividade colaborativa.

De acordo com  a abordagem cognitivista da aprendizagem (siga o link para mais informações <http://www.historiaemperspectiva.com/2011/11/ensino-e-aprendizagem-abordagens-em.html>), o aluno é responsável por sua educação, logo, os conteúdos devem ser aqueles que ele tem maior interesse para garantir a motivação cognitiva. Não podemos negar o enorme interesse que os nossos alunos têm pela internet, computadores, celulares, redes sociais...

 Dessa forma, a utilização de elementos que estimulam a aprendizagem ajuda na construção do conhecimento de uma forma mais atraente.

Quero deixar aqui a sugestão de um vídeo: O aluno do século XXI
http://www.youtube.com/watch?v=8O4D8mree54






Nenhum comentário:

Postar um comentário