domingo, 12 de outubro de 2014

Aprendizagem Colaborativa e o ensino de Física




Os quatro pilares da Aprendizagem Colaborativa baseado no relatório de J. Delors são:


Aprender a Conhecer
Aprender a Fazer
Aprender a Viver
Aprender a Ser


http://colaborarparaprender.blogspot.com.br/2012/11/aprender-colaborativamente.html 

Não é novidade que as aulas de Física apresentam altos índices de evasão e de reprovação.

 A aplicação dessa metodologia em aulas de Física I, na UFJF, mostrou ser eficiente no aumento da compreensão do conteúdo por parte dos alunos e, consequentemente, na redução da taxa de reprovação (http://www.fisica.ufjf.br/pesquisa/ensino/artigo.pdf)

Umas das atividades propostas pelos professores, o Teste conceitual, tem as funções de: manter o aluno atento durante a aula, possibilitar ao aluno uma avaliação imediata do seu aprendizado, permitir ao professor uma avaliação imediata da compreensão da turma e não deixa o assunto acumular.

Eis aí uma experiência que deu certo. Vale a pena conferir.











Um comentário:

  1. Excelente Marta, é importante que cada professor faça uma reflexão sobre os pilares da educação, principalmente aqueles que estar voltado apenas para conteúdo (avaliação quantitativa) e esquece da (avaliação qualitativa), não aproveitando o potencial dos alunos. Dessa forma vamos inovar, buscar novos meios, ou formas de avaliar, e construirmos juntos conhecimentos e novas aprendizagens.

    ResponderExcluir